Você sabia que o uso de hastes de algodão é contraindicado na orelha?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Algumas pessoas ainda questionam:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
P: “mas eu uso só por fora!” R: como se isso fosse possível!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
P: “para que serve o cotonete então?“
R: Certa vez um professor respondeu, com bom humor, que o cotonete “serve para limpar cabeçote de vídeo cassete, menos para usar na orelha!”
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
P: “eu uso porque o ouvido coça!”
R: a coceira é gerada pelo próprio cotonete!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Muitas pessoas ainda desconhecem
a razão, que vamos explicar em seguida.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O cerume hidrata e protege a pele da orelha externa. E ele é produzido na parte mais externa do conduto, sendo produzido e expelido normalmente. O crescimento da pele dentro do canal ajuda a remover a cera antiga de dentro para fora da orelha, naturalmente. Ou seja, o próprio corpo se encarrega de remover o excesso.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quando utiliza-se o cotonete empurra-se esse material para dentro, junto ao tímpano. Esse atrito gera uma dermatite na pele do ouvido. Assim o cotonete é quem gera a coceira. A coceira já é sinal de alerta pois já é uma reação inflamatória. Se a pessoa continuar utilizando a haste de algodão, tende a piorar , gerar descamação e daí pode começar a sair secreção (otite).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A primeira medida para melhorar a coceira no ouvido é abandonar o uso do cotonete. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Caso a pessoa sinta que está com um excesso de cerume deve utilizar a ponta da toalha e fazer a limpeza logo após o banho, limpando somente até onde a toalha alcançar. A toalha resolve a grande maioria dos casos. Um número reduzido de pessoas produz cerume em excesso que necessitará algum tratamento específico, como remoção em consultório. Se esse paciente utilizar o cotonete, piorará ainda mais o quadro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Todos os anos recebo ainda uma dezena de casos de perfuração do tímpano devido ao uso dos cotonetes, grande parte ainda crianças. A perfuração pode fechar espontaneamente, se for pequena, alguns casos apenas com cirurgia.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
▪️Dr. Guilherme Schmitt CRM-MG 39673
▪️Título de especialista em Otorrinolaringologia
☎️ (31) 3859-1000